Violonistas - Raphael Rabello

Raphael Rabello












Nome: Raphael Baptista Rabello

Nasceu em 31 de outubro de 1962, em Petrópolis, Rio de Janeiro, e faleceu em 27 de abril de 1995.


Quem foi?

Raphael Rabello nasceu em uma família musical. Tomou suas primeiras aulas de violão com seu irmão mais velho. Embora sempre rodeado de músicos, Raphael só começou a estudar violão aos 12 anos. Pouco tempo depois de ter começado a estudar música, montou seu primeiro grupo intitulado “Os carioquinhas”.

Mais tarde teve aulas com o violonista Jaime Florence, mais conhecido como Meyra, que também deu aulas para Baden Powell. Inspirado por seu ídolo, Dino 7 cordas, Raphael passa a estudar violão de 7 cordas; instrumento que o acompanharia pelo resto da vida.

Muito precoce e com talento notório para o instrumento, Raphael já tocava profissionalmente aos 14 anos e foi neste período que apareceu pela primeira vez em uma apresentação de choro, ao lado de Turíbio Santos, grande violonista erudito.

Da década de 80 em diante, Raphael se dedicou quase que exclusivamente ao violão de 7 cordas, gravando arranjos de choros e sambas famosos como “A missão” de João Nogueira. Gravou com grandes nomes da música brasileira como Elizeth Cardoso, Altamiro Carrilho e Radamés Gnattali que o influenciou a gravar, em 1986, o disco “ Raphael Rabello interpreta Radamés Gnattali”.

Em 1991, convence seu grande ídolo “Dino 7 cordas” a lançar um disco com a dupla na capa, “Raphael Rabello & Dino 7 Cordas”.

Mas nem tudo “seriam flores” em sua trajetória... Pouco antes de gravar com Dino, em 1989, Raphael sofre um grave acidente de carro e por pouco não fica impossibilitado de tocar para sempre. Se recuperou de forma surpreendente e, gravou em 1992 três discos “Todos os Tons”, “Dois irmãos: Paulo Moura e Raphael Rabello”, e Shades of Rio: Romero Lubambo e Raphael Rabello”. Em 1993 lança “Delicatessse: Raphael Rabello e Déo Rian”, e por fim em 1997, lança seu último disco “Raphael Rabello e Armandinho”.

Raphael teve uma carreira curta, porém muito produtiva. Em 27 de abril de 1995, aos 32 anos de idade falece por conta de uma apneia do sono, muito comum em sua família. Desde então, a música brasileira ficou saudosa desse grande violonista que em tão pouco tempo de vida, carregou um talento de ‘gente grande’. Raphael Rabello foi sem dúvida um dos maiores violonistas do Brasil com reconhecimento internacional.


Por que devo conhecer tua obra?

Músico competente e precoce e mestre do acompanhamento, desenvolveu levadas de samba e choros utilizadas pela maioria dos violonistas até hoje. Embora tenha uma passagem curta pela música e pela vida, Raphael deixou alguns discos e muitas participações com grandes nomes da música brasileira.


Curiosidade:

Raphael era tão aficionado por seu ídolo Dino 7 Cordas, que chegou a se vestir e utilizar os mesmos acessório que o violonista usava para ficar mais parecido como o mesmo.

Embora muita gente pense que Raphael tenha morrido por conta do vírus HIV, contraído em uma transfusão de sangue por conta de seu acidente, o violonista faleceu por causa de apneia do sono, doença muito comum em sua família.


O que ouvir?





 

Um comentário:

  1. https://youtu.be/13OOvrPV6KI
    Luiza - Tom Jobim
    Arranjo do nosso mestre Raphael Rabello

    ResponderExcluir