Ritmo (Batida) "Baião"

Hoje vou postar um ritmo bem brasileiro, o baião.

O baião é um ritmo em compasso binário (2 por 4).

Nesse ritmo que apresento hoje, teremos o uso independente dos dedos. Ou seja, não é aquele sobe e desce de algumas "batidas", esse é um pouquinho mais cuidadoso, com o polegar atacando as cordas de forma mais acadêmica e os dedos indicador, médio e anular puxando as cordas (contra o tampo).

Bom, tocar é mais fácil que explicar, então vamos tocar.

Separei em duas partes.

Parte 1

Para facilitar o entendimento de quem não sabe teoria (ainda), vamos usar o bom e velho método de contar de 1 até 4. Subdividiremos os dois tempos do compasso binário em 4 partes - 1, 2, 3, 4.

Primeiro vamos resolver o toque do polegar. Contando de 1 até 4, tocaremos o polegar na sexta corda nos tempos 1 e 4 (dos 4 primeiros tempos). Onde tem nota, toca o polegar. Onde não tem nota, apenas conte.






Parte dois

Agora incluiremos o toque dos dedos indicador, médio e anular no tempo 3 da segunda subdivisão do compasso. Coloque o dedo indicador na corda sol (terceira), médio na si (segunda) e anular na mi (primeira).






Pronto, agora é só tocar e tocar e tocar e tocar. Tente memorizar o ritmo todo para poder tocar sem contar. Esse é o objetivo do post.

Quando perceber que já dominou o ritmo, alterne o polegar nos três bordões. Primeiro faça o ritmo com o polegar na sexta corda, depois na quinta corda, depois na quarta corda. Em sequência.


E agora vai o ritmo com sua escrita certinha.




Onde podemos usar essa batida?

Asa Branca




Assum Preto








Espero que tenham gostado!!!

Danilo

4 comentários:

  1. Oi aqui de Portugal, tenho-me "debatido" com este ritmo e estou com duvidas..embora também tenha o feeling de que não estarei errado..
    É o seguinte: o meu intrumento é o baixo, e acontece que o batera com quem estou a tocar, me diz que no Baião, o baixo não toca 1º tempo..o tema em causa é o Caminho das aguas.
    Com a gravação da M. Rita vai tudo lindamente,como não poderia deixar de ser.
    No ensaio com o batera.. eu estou sempre, ou quase sempre mal..ou seja, sempre em contratempo. É um pouco irritante, e acho que o man na batera não tem razão.
    Se possivel gostaria que alguém desse uma pista para desambiguar a questão.
    Embora eu seja capaz de jurar que o bat quando começa a entrar em subdivisão, troca a batida
    e segue sorridente..

    ResponderExcluir
  2. olá quando vai sair a batida de rock e pop rock queria tanto pegar as manhas, acho um pouco dificl de entender as setas meu professor me ensinou desse jeito que aparece ai com partitura de ritmo eu acho.

    ResponderExcluir