"Violonistas" - Turíbio Santos


Turíbio Santos
 
 
Nome: Turíbio Soares Santos
Nasceu em 7 de março de 1943, em São Luis do Maranhão.
 

Quem foi/é?

Turíbio Santos é um dos violonistas que mais contribuíram para a divulgação, a nível mundial, do violão erudito brasileiro. Nascido em uma tradicional família maranhense, encontrou em seu pai o primeiro incentivo para tocar um instrumento, quando em 1955 assiste ao lado do mesmo, um filme sobre Andrés Segóvia (mestre espanhol do violão).

Em 1958, Turíbio conhece Heitor Villa-Lobos em uma conferência em que se apresentou. Muito atento à apresentação do violonista, Villa-Lobos acaba se tornando amigo de Turíbio.
Já em 1961, em uma conferência de Hermínio Bello de Carvalho sobre Heitor Villa-Lobos, Turíbio apresenta um estudo do compositor  e após sua execução, recebe o convite para gravar os 12 estudos para violão do compositor, assim se torna o primeiro violonista a gravá-los.
A partir de então, Turíbio segue estudando cada vez mais, encontrando e fazendo novos amigos e consequentemente muitos projetos apareceram também. Gravou ao todo 55 discos.
Interpretando obras de grandes violonistas, compondo canções e peças, publicando livros de violão, sendo reconhecido nacional e internacionalmente, Turíbio fez história na música brasileira, com grandes e sinceras parcerias... Tocou com grandes orquestras, em grandes teatros, se tornando um dos maiores músicos brasileiros e solidificou sua carreira sempre com.  

Por que devo conhecer tua obra? 

Turíbio foi o primeiro violonista a vencer um concurso internacional de música - em 1965, 1º Prêmio do Concurso Internacional da ORTF em Paris.
Foi o primeiro a gravar os 12 estudos para violão de Heitor-Villa-Lobos.
É reconhecido por sua seriedade e precisão com a profissão e o instrumento. 

Curiosidade: 

Turíbio, além de violonista, também cursou a Faculdade de Arquitetura em 1962.
Foi condecorado como “Chevalier de la Legion D’Honneur” pelo governo da França em 1985. Assim como em 1989 foi condecorado como Oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul pelo governo brasileiro. 


O que ouvir?

 

 
 

 
 



0 comentários: