Dia do amigo: músicos e suas homenagens ao violão!

 



"Nada me fará sofrer, pois trago junto ao coração o bojo do meu violão cantando.

Nada me dá mais prazer. Nem mesmo uma grande paixão,

que o som das sete cordas do meu violão tocando".

(RAPHAEL RABELLO e PAULO CÉSAR PINHEIRO)

 

 

Neste dia do amigo nada mais justo do que homenagear aquele que sempre está conosco. O violão!

Muitos artistas prestaram homenagem ao violão de diversas formas como, músicas, nomes de discos e até mesmo livros.

Singelamente postamos aqui nossa contribuição relembrando algumas dessas homenagens ao instrumento.


-----------
 

 Meu amigo violão
 
Em 1965, Dilermando Reis, um dos maiores ícones do violão brasileiro, prestou sua homenagem ao violão lançando um disco chamado “Meu amigo violão”.

  









Livro e disco 
Em 1998, Turíbio Santos, um dos maiores representantes do violão erudito brasileiro, lançou o primeiro de uma série de três livros chamados "Violão amigo".

 
 
 
 
 
  
Em 2006,Turíbio lançou um disco que levaria o mesmo nome da série de livros "Violão amigo".

 

 

 

 

 

----------
 

 Citações em letras de música 

"E eu corri ‘pro’ violão, num lamento. E a manhã nasceu azul. Como é bom poder tocar um instrumento".

(CAETANO VELOSO)

 

Cartola, Chico Buarque, Caetano Veloso, Toquinho, Vinicius de Moraes e muitos outros citaram o violão em suas letras.

 

Cordas de aço (Cartola) 
 
 
Ah, essas cordas de aço
Este minúsculo braço
Do violão que os dedos meus acariciam
Ah, este bojo perfeito
Que trago junto ao meu peito
Só você violão
Compreende porque perdi toda alegria
 
E no entanto meu pinho
Pode crer, eu adivinho
Aquela mulher
Até hoje está nos esperando
 
Solte o teu som da madeira
Eu você e a companheira
Na madrugada iremos pra casa cantando...



-----------
 
 
Cotidiano n. 2 (Toquinho e Vinicius) 

"Mas não tem nada não. Tenho meu violão".

 


-----------



Olê, Olá (Chico Buarque)

"Não chore ainda não que eu tenho um violão e nós vamos cantar"
 
 

 -----------
 

Pra finalizar, uma música inteiramente dedicada ao violão...

 
----------
 

Sete Cordas (Raphael Rabello/ Paulo César Pinheiro)  

 
 
Nada me fará sofrer
Pois trago junto ao coração
O bojo do meu violão cantando
Nada me dá mais prazer
Nem mesmo uma grande paixão
Que o som das sete cordas
Do meu violão tocando

E eu me vejo a obedecer
Eu nem sei bem porquê
E sinto uma transformação
E os acordes nascem sem querer
Sem querer desponta uma canção

E eu sinto o coração nos dedos
Passeando em calma
Afugentando os medos
Que residem n'alma
E deixo-me envolver
Pelo braço do meu violão

E o peito meu
Fibra por fibra
Apaixonado vibra
Com prima e bordão
E é aí que eu
Sinto a mão de Deus
Na minha mão.

Eu me ponho a dedilhar
Com emoção e fervor
As velhas melodias
Cheias de harmonias novas

E nesse instante então
Eu sou um sonhador
Acompanhante das canções de amor
Chego a cantar sem perceber
Alguns versos e trovas

E aí começo a ver
Que eu nunca fui sozinho
Meu violão me acompanhou
Por todo o meu caminho

E isso eu quero agradecer
Fazendo uma canção
Falando de você,
Amigo violão,
Que comigo estará
Até eu morrer.

---------- 
 
 Muitos outros músicos prestaram sua homenagem ao amigo violão, mas não daria tempo de procurar todos pra postar aqui. Por hora, fica essa pequena homenagem ao nosso querido instrumento. Esse que com certeza, é um dos poucos amigos que estará pra sempre em nossas vidas!
 
Obrigado amigo violão! 

0 comentários: