Violonistas - Canhoto

Canhoto

 
Nome: Américo Jacomino

Nasceu em 12 de Fevereiro de 1989, em São Paulo. Morre em 07 de Setembro de 1928.

Quem foi?
Violonista e compositor, ganhou o apelido de 'canhoto' por tocar violão como um canhoto, mas sem inverter as cordas. Trabalhou como violonista do selo Odeon, onde em 1913 registrou o fonograma "Acordes do violão", posteriormente regravada por ele mesmo com outro nome ,"Abismo de rosas".

Por que devo conhecer tua obra?
Se você toca violão solo, fatalmente já ouviu o pedido: toca "Abismo de rosas"! Se você já toca violão razoávelmente bem e não toca essa música, procure a partitura e vá estudá-la. Canhoto compôs "Abismo de rosas". Isso é o suficiente para que todo violonista brasileiro precise conhecer sua obra. Além dessa obra, também compôs a música "Marcha dos marinheiros", outro sucesso do violão brasileiro.

Curiosidade:
Muitas pessoas pensam (erroneamente) que o mega hit do violão brasileiro "Abismo de rosas" foi composto por Dilermando Reis. Justiça seja feita, Dilermando ajudou bastante na divulgação das músicas de Canhoto, tanto, que os vídeos desse post são de gravações feitas pelo próprio Dilermando. Outra curiosidade sobre canhoto é que além de bom violonista, ele gostava de fazer alguns números diferentes com violão. Como tocar com violão nas costas, dentro de sacos de pano, debaixo de mesas  e até tocava dois violão ao mesmo tempo.

O que ouvir?
Abismo de rosas; Marcha Triunfal Brasileira; Marcha dos Marinheiros.


 
 
 
 


0 comentários: