"Violonistas" - André Geraissati

André Geraissati


Nome: André Luiz Geraissati

Nasceu no dia 7 de setembro de 1951 em São Paulo.


Quem foi é?


André Geraissati é um dos grandes instrumentistas e compositores do Brasil. É conhecido por tocar com inúmeros artistas da música brasileira, como Egberto Gismonti, Eduardo Agni, Amilson Godoy, Rui Saleme, dentre outros. Mas foi a partir de 1970 que a sua carreira começou a ganhar mais notoriedade, com a formação do grupo D'alma. 


O grupo era composto por três violonistas cuja formação mesclava o conhecimento erudito com popular, mais especificamente o jazz. O D'alma teve várias formações, dentre elas, destacam-se os músicos: Ulisses Rocha, Mozart Melo, Rui Saleme e Candido Penteado. Em 1980 gravaram o LP “A quem interessar possa”. A partir de então, não demoraria muito para o grupo participar do Festival Internacional de Jazz de São Paulo, em 1982 e o Free Jazz Festival, em 1986, onde foram  aclamados pela crítica justificando a intensa capacidade interpretativa e técnica do trio.


Por que eu devo conhecer tua obra? 

Exímio violonista e produtor musical, participou da gravação de diversos discos de grandes violonistas como Egberto Gismonti. Reconhecido pelo “apuro técnico” intenso de suas composições, é visto pela crítica sempre de maneira positiva. Além disso, tocou no lendário grupo D'alma.


Curiosidade:

André toca violão com cordas de aço, e seu estilo se assemelha ao estilo fingerstyle. É um experimentador das afinações alternativas. 
No início de sua carreira, tocou com artistas da Jovem Guarda e Tropicalismo, como, Os Mutantes, Ronnie Von e Roberto Carlos. Também foi fundador do selo “Tom Brasil” na década de 90, produzindo diversos discos instrumentais.


O que ouvir?



 
 

0 comentários: